Existe certa confusão por parte dos pacientes e até mesmo de alguns Quiropraxistas quanto às técnicas de Quiropraxia que lidam diretamente com lesões, doenças, etc.

Comento exaustivamente que a base da Quiropraxia e seu objetivo é Encontrar e Remover as Subluxações (ou Complexo de Subluxação Vertebral Cid 10 M99.1). O que dizer então das incontáveis técnicas que tratam lesões e que foram criadas por Quiropraxistas?  Essas são as chamadas Técnicas COMPLEMENTARES de Quiropraxia, ou seja, que agregam uma nova proposta para complementar o atendimento, visto que muitas pessoas procuram a Quiropraxia para se livrarem de dores, tendinites, e outras condições que podem nem sempre são causadas por subluxações.

Todas as técnicas que têm como o objetivo o eixo da Quiropraxia (encontrar e remover subluxações) são de estudo e aplicação exclusivas de Quirorpaxistas, enquanto que essas modalidades complementares são abertas para os diversos profissionais da área da saúde.

O importante não é o fato de um Quiropraxista agregar técnicas complementares ou não ao atendimento, mas sim o fato de ter em mente e de explicar ao paciente a diferença entre esse complemento que busca aliviar a condição de queixa do paciente e os procedimentos exclusivamente Quiropráticos que buscam corrigir as subluxações.